Docente: Jacqueline Micali
Apresentação:
A violência cometida contra e por adolescentes, são alvos constantes de debates acalorados, entre a população. No meio acadêmico e na atuação direta, com essa população, igualmente os debates são constantes, envolvendo as políticas públicas que atuam diretamente com a violência, e as outras que deveriam respaldar as crianças e adolescentes desde sua concepção. O cenário brasileiro de omissão, a população infanto juvenil, acarretou em consequências que se tornaram mais evidentes com o avanço do capitalismo e, por conseguinte, ao consumo indiscriminado. Mas qual é a verdadeira história da infância e adolescência no Brasil? Adolescentes que cometem delitos, nascem prontos? Quais foram os avanços que o Estatuto da Criança e Adolescente proporcionou? E o Sistema Único da Assistência Social, veio para acrescentar, aperfeiçoar ou dividir as políticas públicas voltadas para infância e adolescência? Esses são alguns dos questionamentos que pairam no dia a dia, do meio acadêmico e igualmente na atuação direta com adolescentes que cometem delitos. Para melhor respaldar e com o intuito de aprimorar os conceitos é necessária uma leitura histórica das políticas públicas no Brasil, que atendem criança e adolescente.
Objetivo:
O curso tem como objetivo ampliar o conhecimento de alunos e professores, sobre as políticas públicas, voltadas para o segmento infanto juvenil, com ênfase nos adolescentes autores de ato infracional.
Público Alvo:
Profissionais da área de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Educadores e demais interessados acerca do tema.
Conteúdo:
A omissão contra criança e adolescente na história da humanidade;
Normativas Internacionais;
Caminhos que a legislação brasileira percorreu;
A busca pelos direitos negados;
De situação irregular a adolescente autor de ato infracional.
Carga horária:
20 horas.
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